Impressionante como neste tempo fervoroso de campanha eleitoral 2024 vemos um grande percentual de candidatos para a disputa ao cargo de vereadores(as) em nossas cidades com a estampa de Bobos da Corte na testa!
Soa um tanto desagradável para estas pessoas um artigo assim, com esse título, porém a disputa eleitoral merece candidatos qualificados (temos poucos) e não um monte de fanfarrões já escalados "caso" ganhem, para serem Capachos de Prefeitos, percebam que os fanfarrões antes de apresentarem seus trabalhos sempre prestam reverências antecipadas para os nomes dos chefes do executivo local ou dos pretendentes para o cargo de prefeito, são vassalos já rendidos ao Rei, e podem se tornar futuros brinquedos nas mãos dos poderes executivos municipais .
Se acompanharmos as redes sociais (local que não elege vereador), vamos ver postagens humorísticas e sem condições de serem atribuídas como sérias ao contexto voltado para o pleito eleitoral. Tem até candidato a vereador(a) dizendo que vai construir, escola, creches, UPA, Hospital , Rodoviária, Ponte, vai asfaltar vias públicas, Construir Casas de repouso para idosos, vai trazer industrias para a sua cidade, vai construir uma nova praça no seu bairro, etc... um erro e uma mentira que chega a ser cômico e não passa de uma grande "sacanagem" com o eleitorado de nossas cidades.
Vereador não faz construção de nenhuma obra pública:
A função e papel de um vereador(a) segundo o TSE é principalmente, o de propor, analisar, votar e aprovar leis e alterações às diretrizes municipais já existentes, de modo a melhorar a vida das pessoas residentes na localidade. Para isso, deve estar disponível para ouvir a sociedade, conhecer os problemas da população e buscar soluções possíveis dentro da esfera municipal. Vereador não é construtor de obras públicas.
O ocupante do cargo de vereador também detém a função fiscalizadora. Cabe a ele acompanhar a administração municipal, principalmente, na supervisão de projetos, programas e ações da prefeitura. A vereadora ou o vereador deve avaliar aspectos como o cumprimento da lei e do orçamento, bem como a boa aplicação e gestão dos recursos públicos.
Além da atribuição de fiscalizar, esse parlamentar também pode colaborar com o Poder Executivo local, por meio da discussão de políticas públicas a serem implantadas no município. Por fim, a vereadora ou o vereador tem o dever de apreciar as contas públicas e apurar infrações político-administrativas por parte da prefeita ou do prefeito e dos próprios membros da Câmara Legislativa municipal. Esse é o papel e as funções dos vereadores(as).
Se você é candidato(a), ainda da tempo de mudar esse discurso de construir isso e aquilo, onde você esta contando mentira pra você mesmo e principalmente para a população de seu município.
Nós eleitores precisamos de pessoas com visão e inteligência para fiscalizar e administrar as politicas públicas de nossos municípios com imparcialidade e independência, esses(as) candidatos(as) que já vem de cabresto amarrado com o poder executivo em exercício tentando a reeleição ou com o candidato(a) para uma possível nova administração municipal caso vença, são pessoas que estão apenas em busca de um status político, e na realidade já se deixaram corromper pelo corporativismo político local de seus municípios.
Para muitos candidatos(as) em seus discursos, o corporativismo é tratado como uma ideologia negativa, outra mentira, pois na verdade já estão todos alinhados com seus grupos políticos e seus candidatos(as) para prefeito(a).
A principal crítica que faço é que esses "acordos" fazem com que esses candidatos(as) priorizem os interesses do grupo, em vez do bem estar coletivo da sociedade.
Um exemplo prático é o caso dos atuais vereadores(as) tentando reeleição, defendem mais os interesses de seus candidatos(as) para prefeito(a) do que os seus próprios.
Muitos fazem discursos com pressão para obter votos que só interessam a sua manutenção no poder legislativo e do executivo ao invés de defender os interesses da população, sem levar em consideração o cenário mais amplo das necessidades de seus municípios.
Desta forma e processo de campanha, os candidatos(as) para vereadores ou vereadoras são colocados em uma posição na qual precisam atender as exigências do grupo político, na prática, não são independentes, desde já na campanha eleitoral começam a serem obedientes.
Isso é prejudicial para a sociedade, pois a população depende dos vereadores e vereadoras para fiscalizarem o uso das verbas publicas e também as politicas públicas municipais, inclusive os próprios prefeitos e prefeitas, esses candidatos já se mostram incapazes desta missão, pois já estão fazendo suas campanhas para serem Bobos da Corte e não para vereadores(as).
E você eleitor(a), preste muita atenção nestes discursos do: Eu faço, eu vou construir, eu que fiz, eu que tive a ideia, eu que falei pro prefeito, eu que falei pro governo, eu isso e eu aquilo... são apenas mentiras do jogo político de quem não serve para ser o seu representante nas Câmaras Municipais dos 5.568 municípios do Brasil.
Já falando diretamente com você que é candidato(a) nessas eleições para vereador ou vereadora, mude seu discurso, ainda da tempo, não conte mentira para você mesmo(a) e para a população de sua cidade, tenha integridade ou desista de sua campanha para não passar mais vergonha!
Kommentare