top of page

Janela Partidária embaralha Política de Cianorte

Na última 6ªfeira 5/Abril, foi o último dia para vereadores em exercício trocarem de partido e assim manterem seus cargos legislativos. É a chamada Janela Partidária que se encerra 6 meses antes das eleições, nesta no será dia 6/Outubro.




No sábado dia 6/Abril, também foi o último dia para filiar pré-candidatos a vereadores e vereadoras.


Muita gente conversando aqui, negociando ali e por fim, quase a meia noite de sábado, ainda haviam cianortenses trocando informações e registrando pré-candidato no sistema oficial do TSE.


Cálculos e rascunhos pra cá, rascunhos e cálculos pra lá, os vereadores em exercício e outros pré-candidatos precisaram de modo individual ou em equipes, rascunhar suas chapas de concorrências e analisando as propostas e números diversos, optar por onde concorrerem.


Por isso, em Cianorte, além de 5 "trocas" de Vereadores ao longo destes mais de 3 anos, agora nesta janela partidária temos muita movimentação: Apenas 3 vereadores se mantiveram no mesmo partido de origem ao qual foram eleitos. Os outros 8 trocaram.


Temos apenas 10 vereadores, porém alguns movimentos políticos e outros da vida afastaram da vereança de modo definitivo Dadá, Marcão Madeforte e Edvaldo Estância Luana. Entreram em seus lugares Neuza Cassassa, Nenão da Júpiter e Beto kobayashi.


O vereador Afonso Lima se afastou por um dia no processo de cassação do vereador Dadá em Abril de 2021 e Stallone Ribeiro assumiu também por este único dia. O vereador Tuika está de licença até Julho/2024 e Cristiano Garcia, (Chicão da Vila 7) assumiu neste período.

Sem exageros, mas com destaque a matemática, foram 50% de trocas nos vereadores de Cianorte durante o mandato, sendo 2 temporárias e 3 definitivas, até hoje...


Veja a seguir, em ordem alfabética dos nomes, quais vereadores se movimentaram, de qual partido eram e qual partido estão agora:


1 - Afonso Lima - da Rede Sustentabilidade para o Avante

2 - Cristiano Garcia - Chicão Vila 7 - PV ao PSB

3 - Márcia Pereira - manteve-se no PL

4 - Nenão da Júpiter - do Solidariedade ao MDB

5 - Neuza Casassa - do Podemos ao Avante

6 - Pastor Dejair - PSD, foi ao MDB em 2022 e volta ao PSD

7 - Roberto Kobayashi - do Patriotas ao MDB

8 - Rodrigo Enfermeiro - manteve-se no PSD

9 - Thiago Fontes - do União Brasil ao Republicanos

10 - Vantuir Tuika - do PV (Partido Verde) ao PSD (em licença)

11 - Wilson Pedrão - manteve-se no Republicanos


A janela partidária é uma forma de políticos se encaixarem em novos cenários, trocar de equipe e também aumentar suas chances eleitorais de reeleição. Alguns calculam e manobram bem, outros por pressa ou atraso, podem ter complicado ainda mais suas chances.


Porém, apenas o voto soberano da sociedade cianortense pode nos dizer quem acertou ou quem errou. Até 6 de Outubro, boa sorte a todos e que prevaleça a Democracia!


@profsta #profsta

Comments


destaque-sua-empresa-na-internet.png
bottom of page